lacerta-monticola-2.jpg

Excursão às Penhas Douradas e Termas de Manteigas

18 setembro 2021 09:00 - 18:00

(Guardar no calendário)

CISE, Serra da Estrela

Excursão às Penhas Douradas e Termas de Manteigas

header 18 09

NOTA - as inscrições para esta atividade estão encerradas.

A Expedição Científica de 1881 consagraria a Serra da Estrela como a montanha de cura, única e singular, pela riqueza dos seus elementos naturais e endógenos – ar, vento, clima e águas.

Logo no início do ano seguinte, surgiu a primeira e pioneira Estância de Montanha das Penhas Douradas, vocacionada para o tratamento e cura da tuberculose, com os seus chalés-sanatório e hotéis-pensões-sanatório, em madeira, com as galerias e varandas de cura, encostados às fragas de granito. A esta solução inteligente, que enfatiza o valor da natureza, associou-se, também, o reconhecimento das águas termais das Caldas de Manteigas, no âmbito da climatologia médica em Portugal.
Neste dia, convidamo-lo a visitar a Estância de Montanha das Penhas Douradas e as Termas da INATEL, em Manteigas.

Ao almoço, a Recriação Histórica do Almoço de Oficiais oferece a oportunidade de saborear as iguarias que alimentaram a comitiva de expedicionários (com base no menu de 1881), interpretadas pelos Chefes Cristina Rodrigues, Diogo Rocha e Rui Cerveira, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.

Informações gerais

  • Inscrição obrigatória em: https://cutt.ly/7WnxMiV
  • O custo de inscrição é de € 22,5 (inclui seguro, transporte e Almoço Expedicionário) - pagamento por referência multibanco (a enviar posteriormente por e-mail)
  • Ponto de encontro: CISE às 9h00 (hora prevista de chegada - 18h00)
  • Lotação máxima de 100 participantes.
  • A atividade realiza-se segundo o plano de contingência, aprovado pelas Autoridades de Saúde, a 3 de setembro de 2021.
  • Uso de máscara obrigatório durante todo o evento.
  • Cumprimento de distanciamento de 1,5 m entre participantes não coabitantes durante o acesso e durante o evento, quando não nos respetivos lugares sentados ou marcados
  • Desinfeção regular das mãos.