socalcos.jpg

Uma viagem ao Cume do Conhecimento - A Expedição Científica à serra da Estrela em 1881

05 agosto 2022 08:30 - 06 agosto 2022 18:00

(Guardar no calendário)

CISE, Serra da Estrela

Uma viagem ao Cume do Conhecimento - A Expedição Científica à serra da Estrela em 1881

Um ano depois das comemorações em Seia e exatamente 141 anos após a Expedição Científica à Serra da Estrela, é publicado no dia 5 de agosto de 2022 o livro que retrata este projeto inédito.

A obra tem como título “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento - A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, é da autoria de Helena Gonçalves Pinto, e será apresentada no Centro de Interpretação da Serra da Estrela - CISE.

Publicado pelo Município de Seia, o livro retrata esse projeto memorável da História da Ciência, da Sociedade e da Cultura nacionais, com repercussões internacionais.

Através de crónicas da imprensa, telegramas, cartografia, desenhos e fotografias são evidenciados os pormenores, desde os preparativos, à viagem e aos dias de trabalho árduo na Serra da Estrela, despertando todas as atenções para o projeto vanguardista realizado por parte da Sociedade de Geografia de Lisboa.

No dia seguinte, a 6 de agosto, o Município organiza um passeio expedicionário, percorrendo alguns lugares cartografados no decurso da Expedição Científica de 1881.

O percurso inicia-se no CISE (08h30) e inclui a visitação de locais como a Senhora do Desterro, Lagoa Comprida, Planalto da Expedição (Acampamento da Expedição e fonte dos Perus), Cântaros, Covão do Boi e Torre.

A participação no itinerário está limitada a um número máximo de 20 pessoas (com idade superior a 14 anos) e pressupõe a prévia inscrição.

O Município faculta transporte para os locais, sendo o almoço e demais refeições, em regime de piquenique, da responsabilidade dos participantes.

 

Expedicao WEb 1