socalcos.jpg

Coexistir com os Grandes Carnívoros – O Desafio e a Oportunidade

11 abril 2018 00:00 - 31 outubro 2018 18:00

(Guardar no calendário)

CISE, Serra da Estrela

Coexistir com os Grandes Carnívoros – O Desafio e a Oportunidade

A exposição Coexistir com os Grandes Carnívoros – O Desafio e a Oportunidade, patente no CISE até 31 de outubro, centra-se na coexistência entre os grandes carnívoros europeus e as comunidades humanas, numa perspetiva realista, mas otimista. Tem por objetivo promover o interesse do público sobre este tema e uma reflexão sobre o caminho a seguir numa Europa humanizada, que terá de (re)aprender a conviver com estas espécies carismáticas.

carnívoros net

A exposição apresenta uma visão sobre as populações europeias de grandes carnívoros: o urso, o lobo, o lince e o glutão; da distribuição aos hábitos alimentares, passando pelas ameaças. A problemática da sua conservação é apresentada, identificando as principais causas de perseguição ancestral e atual. Recuando dos mitos antigos e atuais à predação sobre animais silvestres e domésticos. São apresentados projetos originais de conservação a nível europeu, realçando-se a presença das espécies na cultura e na sociedade europeias.

A produção desta exposição insere-se nas ações de divulgação do Projeto LIFEMedWolf- Boas Práticas para a Conservação do Lobo em Regiões Mediterrânicas (www.medwolf.eu), que tem por objetivo diminuir o conflito entre a presença do lobo e as atividades humanas, em duas regiões rurais, em Portugal e Itália, onde os hábitos culturais de coexistência se perderam. Este Projeto, com a duração de cinco anos, teve início em setembro de 2012 e terminou em novembro de 2017. O Grupo Lobo foi o responsável pela coordenação nacional, e teve como parceiros a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Associação ALDEIA. A coordenação internacional esteve a cargo do Instituto de Ecologia Aplicada (Itália), estando ainda envolvidas mais seis entidades Italianas.

 

 



Custo: Gratuito
Exposições    |   @ CISE, Serra da Estrela