cntaros.jpg

Guia de Campo - apresentação e Passeio Botânico

09 setembro 2016 18:00 - 10 setembro 2016 16:00

(Guardar no calendário)

CISE, Serra da Estrela

Guia de Campo - apresentação e Passeio Botânico

 

No 9 de setembro, sexta-feira, pelas 18:00 horas, realiza-se no CISE a sessão de lançamento , em Portugal, do livro Guia de Campo del Sistema Central, da autoria de Modesto Luceño, Pablo Vargas e Bernardo Garcia. A apresentação do livro será feita pelo Professor Jorge Paiva e contará com a presença dos dois primeiros autores, do editor da obra, António Regueiro, e do Presidente do Município, Carlos Filipe Camelo.
Convidamos todos os interessados a estarem presentes.

No dia 10, sábado, decorrerá Passeio Botânico interpretativo de autocarro com diferentes paragens no decurso do itinerário. O Passeio carece de inscrição prévia e está limitado a 20 participantes.

guia net

Ponto de encontro: CISE
Hora de saída: 9h00
Hora de chegada prevista: 16h00

Refeições
As refeições não estão incluídas no preço do curso.

Saída de Campo
Os participantes deverão levar o seguinte material:
- Merenda / almoço
- Água
- Chapéu
- Protector solar
- Calçado apropriado para pequenas caminhadas

Transporte
O transporte será assegurado pela organização

Este programa poderá sofrer alterações, em função das condições meteorológicas.
A atividade está limitada a 20 participantes, com idade superior a 14 anos.

Pode fazer a sua inscrição on-line no passeio botânico. Para mais informações contacte directamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou correio eletrónico cise@cise.pt

 

--------------------------------- ---------------------------------- ---------------------------------

Em 1991 Modesto Luceño e Pablo Vargas publicaram o Guia Botânica del Sistema Central Español com o objetivo de dar a conhecer os habitats e as espécies de flora desta importante cordilheira ibérica. A nova publicação é mais ambiciosa e pretende divulgar a biodiversidade do Sistema Central, incluindo o território da serra da Estrela e estendendo-se a outros grupos de organismos, como os animais e os fungos.
Publicado pela Editora Raices, trata-se de uma excecional obra de divulgação científica destinada, não só a investigadores, docentes e alunos interessados na biodiversidade do Sistema Central, mas também a um público generalista, que não possui um conhecimento alargado sobre esta temática. Profusamente ilustrado, inclui 2500 fotografias, mapas, figuras e esquemas que facilitam a identificação das diferentes espécies.
O guia compreende uma introdução que engloba um enquadramento geográfico, onde, de uma forma sumária, são abordados alguns aspetos sobre a geologia, a bioclimatologia e a biogeografia deste território. Um maior destaque é dado à descrição dos habitats pelos diferentes pisos altitudinais e das espécies de flora e fauna que lhes surgem associadas. Contempla, ainda, chaves de identificação simplificadas para as espécies de flora que em conjunto com as fotos facilitam o reconhecimento das espécies no campo.


Dos Autores

Modesto Luceño é Professor Catedrático de botânica na Universidade Pablo de Ollavide, em Sevilha, onde trabalha como docente e investigador desde 1999. Anteriormente, desempenhou as mesmas funções em países como a Suíça, o Brasil e a África do Sul. Uma das suas principais áreas de interesse é a flora do Sistema Central e a taxonomia da família Cyperaceae.

Pablo Vargas é biólogo e investigador desde há mais de 30 anos no Real Jardim Botânico em Madrid-CSIC, onde tem como principal área de estudo a flora e a vegetação e evolução, não só das espécies do Sistema Central, como também de plantas dos ambientes mediterrâneos, alpinos e insulares.

Bernardo Garcia define-se como “montanheiro metido a botânico”. Um aficionado pelas montanhas do Sistema Central tem feito numerosas descobertas de espécies de flora nestas montanhas. É assessor do projeto Flora Ibérica e autor e coautor de diversas publicações e artigos de botânica e natureza.