planalto-central-2.jpg

A Mata do Desterro é uma área florestal situada na margem direita do rio Alva, na Senhora do Desterro, freguesias de São Romão e Seia. Propriedade da EDP - Energias de Portugal, S.A., tem uma superfície de 136 hectares e insere-se no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE). Na Mata, sob gestão do Município de Seia desde Maio de 2007, desenvolve-se um projecto de uso múltiplo da floresta que tem por objectivos a conservação da natureza e a educação ambiental. No âmbito da conservação pretende-se restaurar a vegetação natural, potencialmente constituída por bosques de carvalhos, e promover a biodiversidade. O projecto visa também auxiliar os visitantes na compreensão da paisagem, nas suas várias componentes.

Neste sentido, a existência de um conjunto de percursos pedestres de pequena rota, articulados com a rede de itinerários do PNSE, permite conhecer os vários habitats da Mata do Desterro, assim como, aspectos relacionados com a geologia, flora e vegetação, fauna e usos e costumes do local.

 
 Mata do Desterro, painel de entrada

 

Recomendações
Os itinerários da Mata do Desterro têm uma extensão reduzida e um grau de dificuldade baixo, porém deverão apenas ser efetuados se estiver em boas condições físicas e com calçado e vestuário adequado.
No verão, recomenda-se o uso de chapéu e protetor solar e no inverno o uso de agasalho e impermeável.
O percurso Vale do Alva - PR1, de extensão reduzida e declive pouco acentuado, é indicado para pessoas com deficiências físicas.
Em caso de emergência ligue para o 112.


Normas de utilização
- Na realização dos percursos siga a sinalização
- É permitido o uso de bicicletas
- Os animais deverão ser conduzidos pela trela
- A Mata é acessível a pessoas com deficiência motora
- Depositar o lixo nos locais próprios
- Evitar ruídos que perturbem a tranquilidade do local
- Não colher plantas nem capturar animais
- Não é permitido foguear
- Não é permitida a condução de veículos motorizados
- Não é permitido acampar

Categoria: Percursos