lacerta-monticola-2.jpg

Situado no setor sudoeste da serra da Estrela, o concelho de Seia integra 29 freguesias repartidas por uma área de 435,71 quilómetros quadrados, onde reside uma população de 24 641 habitantes.

Na cidade de Seia, sede de concelho, merecem referência, a nível do património construído, a igreja Matriz, a igreja da Nossa Senhora do Rosário, a capela de São Pedro (MN), templo quinhentista de raiz românica, o solar dos Botelhos, que na fachada norte exibe duas belas janelas manuelinas, e o conjunto monumental constituído pela igreja da Misericórdia, a Casa do Despacho e o solar da família Miranda Brandão, onde funciona a Biblioteca Municipal. Outros edifícios que merecem visita são a casa da Cerca de Santa Rita, que alberga o Museu do Brinquedo, e a Casa das Obras, onde está instalada a câmara municipal.

O Museu do Pão, espaço de iniciativa privada onde se exibem diversos aspetos relacionados com a história e fabrico do pão, é um dos mais visitados a nível nacional.

1 - casa das obras paos do concelho 2  capela de so pedro 2a - solar de santa rita 2

 Casa das Obras, Paços do Concelho

 Capela de São Pedro

 Solar de Santa Rita, Museu do Brinquedo

As restantes freguesias do concelho têm um carácter rural bastante acentuado e apresentam tipologias distintas, consoante se localizam em áreas dominadas por xistos ou granitos. Do património edificado merecem destaque: na freguesia de São Romão, o Santuário da Nossa Senhora do Desterro, situado nas margens do rio Alva, onde se encontra um vasto conjunto de arquitetura religiosa do período barroco; na freguesia de Paranhos da Beira, o solar de São Julião (IIP) e o pelourinho do Carvalhal (IIP); em Santa Marinha, os vários exemplos de casas solarengas, a casa do Judaicado e o pelourinho (IIP); na freguesia de Travancinha, o pelourinho na localidade de Casal de Travancinha (IIP); em Torroselo, o solar e o pelourinho; e em Valezim, a igreja da Nossa Senhora do Rosário, templo de raiz medieval de três naves, e o pelourinho (IIP).


Na Senhora do Desterro merece, ainda, visita o Museu Natural da Eletricidade.

A nível do património arqueológico destacam-se a anta da Casa dos Mouros (MN), em Vale de Igreja, Paranhos da Beira, o castro de São Romão e um significativo conjunto de gravuras rupestres, datadas desde o período Neolítico até à Idade do Ferro, situadas nas freguesias de Vide e Teixeira.

3  anta da casa dos mouros 4  casa do judaicado 5 - pelourinho casal travancinha 

Anta da Casa dos Mouros

 Casa do Judaicado

 Pelourinho, Calsal de Travancinha

 

Categoria: O que visitar