O concelho de Manteigas está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela. É o concelho mais pequeno do distrito da Guarda, com uma área de 121,98 quilómetros quadrados e apenas quatro freguesias, onde reside uma população de 3 471 habitantes.
A nível de património construído, para além das igrejas e das capelas existentes nas quatro freguesias do concelho, merece referência a Casa das Obras (IIP), solar brasonado situado no centro da vila de Manteigas.
Manteigas |
Na vila de Manteigas, acerca de 775 metros de altitude, na margem esquerda do Zêzere, existe uma estância termal de águas sulfúreas, bicarbonatadas, sódicas, fluoretadas, que brotam à temperatura de máxima de 42,8ºC, indicadas para o tratamento de reumatismo, afeções das vias respiratórias e dermatoses.
Manteigas apresenta, sob o ponto de vista paisagístico, três unidades distintas: a área planáltica, o vale do rio Zêzere e as zonas xistosas de Valhelhas e Vale de Amoreira. Como principais pontos naturais e paisagísticos a visitar destacam-se: os Cântaros Magro, Raso e Gordo, a Rua dos Mercadores, o miradouro do Fragão do Corvo, a Nave de Santo António, o Poço do Inferno, o vale glaciar do Zêzere, o Seixo Branco, o Vale das Éguas e a fonte Paulo Luís Martins. O Covão d'Ametade e o Covão da Ponte, para além de serem áreas de elevado valor paisagístico, são também importantes locais de recreio e lazer.
Este concelho possui uma das mais extensas manchas florestais de toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela, da qual se destaca o Perímetro Florestal de Manteigas criado em finais do século XIX.
Manteigas partilha com Seia e a Covilhã o local mais emblemático e visitado da serra, a Torre, onde se situa o ponto mais elevado de Portugal continental, a 1993 metros de altitude.
(MN) - Monumento Nacional, (IIP) - Imóvel de Interesse Público