Lagoas da Estrela - água, energia e biodiversidade
05 fevereiro 2015 00:00 - 31 dezembro 2017 18:00
(Guardar no calendário)
CISE
|
|
A exposição temporária Lagoas da Estrela – água, energia e biodiversidade nasce do desenvolvimento de um projeto de investigação sobre a biodiversidade de invertebrados das lagoas de altitude da serra, que teve como parceiros o CISE, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (Ce3C), a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, financiado pelo Fundo EDP para a Biodiversidade 2011.
Pretende divulgar a biodiversidade associada às lagoas naturais e artificiais e cursos de água na área de influência do Sistema Hidroeléctrico da Serra da Estrela (SHSE); destacar a singularidade da biodiversidade de invertebrados que ocorrem na área; e dar a conhecer o processo de produção de energia, a sua relevância atual e histórica e promover a reflexão sobre o uso racional da energia e dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente e a biodiversidade.
A par dos painéis, existe um conjunto de terrários e aquários onde se exibem espécies da fauna e flora da serra em habitats recriados de forma realística; caixas com coleções entomológicas; exemplares de herpetofauna associados aos habitats em questão, entre outros.
Uma maqueta do maciço superior da serra da Estrela à escala 1: 15000, com lugar de destaque, representa as lagoas, albufeiras, rede hidrográfica e infraestruturas do SHSE.
As paisagens e marcos sonoros da serra da Estrela têm também um papel importante nesta exposição. A água, o vento e a biodiversidade animal representam alguns dos sons do quotidiano serrano, com ligação direta às lagoas da Estrela.
Paralelamente, existem atividades lúdico-pedagógicas dirigidas ao público infantil, a desenvolver em espaço anexo para observação de espécimes da fauna da serra, com recurso a material ótico.