lacerta-monticola-2.jpg

A serra da Estrela é a mais alta montanha de Portugal Continental, apresentando-se como o culminar da cordilheira Central em território português, separando o norte e o sul do país, quer em termos biofísicos, quer em termos de ocupação humana. A serra destaca-se facilmente das terras baixas que a rodeiam pelo vigor do seu relevo. Este maciço apresenta-se como um planalto extenso cortado por vales profundos, onde o último período glaciário deixou fortes marcas.  

A altitude, que atinge os 1993 metros na Torre, a posição geográfica e os efeitos das glaciações convertem a serra da Estrela num espaço singular em termos paisagísticos, biológicos e geológicos. É possível observar vales glaciários, com a sua característica forma em U, lagoas e charcos temporários de origem glaciária, moreias, campos de blocos erráticos e afloramentos graníticos imponentes, dos quais se destacam os Cântaros.

Em todo o Planalto Superior é possível admirar múltiplos aspetos da flora e vegetação do tipo subalpino, o que atribui a esta parte da Estrela características setentrionais que sobressaem da envolvente meridional, que constitui a quase totalidade do território continental.

1-Vistasobreoplanalto 2-Panoramicapartirdo

Vista sobre o Planalto Superior

Panorâmica a partir do Cabeço de Santo Estevão

Categoria: Serra da Estrela