cntaros.jpg

Passeio Expedicionário - Uma viagem ao Cume do Conhecimento

06 agosto 2022 08:30 - 18:00

(Guardar no calendário)

CISE, Serra da Estrela

Passeio Expedicionário - Uma viagem ao Cume do Conhecimento

Banner 2

 

No âmbito do lançamento do livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento - A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, de Helena Pinto, e celebrando os 141 anos da realização da Expedição Científica, o CISE organiza um passeio expedicionário ao Planalto Superior da Estrela.

O percurso tem início no CISE, com transporte em autocarro, até a alguns dos locais mais emblemáticos da expedição (a Senhora do Desterro, Lagoa Comprida, Acampamento da Expedição e Fonte dos Perus, Cântaros, Covão do Boi e Torre), onde serão realizados percursos pedonais interpretativos.



Ponto de encontro e hora de partida: CISE - Seia, às 8h30
Hora prevista de chegada: 18h00
Extensão do itinerário (inclui circuito em autocarro e percurso pedonal): 30 km + 7 km
Grau de dificuldade: Algo Difícil
Desnível acumulado (percurso pedonal): +220 m

Informações gerais
A participação nesta atividade é gratuita, mas de inscrição obrigatória em: https://cutt.ly/QZsfrH9
A atividade está limitada a 20 participantes.

Os participantes deverão levar consigo:
- Calçado para caminhar em terreno de montanha;
- Roupa prática e agasalho;
- Chapéu e protetor solar;
- Bordão de montanha (se considerar um elemento útil);
- Lunch (para o caminho e almoço volante)
- Objetos de uso pessoal, máquina fotográfica, binóculos, caderno de viagem
Obs:
- Cargas pesadas tornam a caminhada mais difícil;

Refeições
As refeições não estão incluídas no percurso.

Recordamos que em 1881, no manual de Instruções aos Expedicionários recomendavam:
“Convida-se os Expedicionários a levar consigo todos os objetos de uso pessoal: talher, copo, prato, chávena, toalha de mãos, e bem assim papel, tinta, penas, etc.
Recomenda-se aos Expedicionários que será muito necessário que se previnam com fatos de inverno e agasalho próprios de viagem; bordão de montanha e tudo o mais que é necessário numa excursão desta natureza. Casa da Sociedade de Geografia de Lisboa, 19 de julho de 1881”.

Nota – esta atividade poderá sofrer alterações ou ser suspensa devido às condições meteorológicas e/ou consequente perigo de incêndio rural e respetivas medidas de restrição previstas no DL 82/2021.


Para mais informações contacte diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou correio eletrónico cise@cise.pt

 





Calendário de atividades

Clique sobre uma data no calendário para obter uma listagem das atividades previstas para esse dia

Pesquisa por atividades