nogueira.jpg

O concelho de Manteigas está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela. É o concelho mais pequeno do distrito da Guarda, com uma área de 121,98 quilómetros quadrados e apenas quatro freguesias, onde reside uma população de 3 471 habitantes.

A nível de património construído, para além das igrejas e das capelas existentes nas quatro freguesias do concelho, merece referência a Casa das Obras (IIP), solar brasonado situado no centro da vila de Manteigas.

1 - Vista panorâmica da vila de Manteigas

 Manteigas

Na vila de Manteigas, acerca de 775 metros de altitude, na margem esquerda do Zêzere, existe uma estância termal de águas sulfúreas, bicarbonatadas, sódicas, fluoretadas, que brotam à temperatura de máxima de 42,8ºC, indicadas para o tratamento de reumatismo, afeções das vias respiratórias e dermatoses.

Manteigas apresenta, sob o ponto de vista paisagístico, três unidades distintas: a área planáltica, o vale do rio Zêzere e as zonas xistosas de Valhelhas e Vale de Amoreira. Como principais pontos naturais e paisagísticos a visitar destacam-se: os Cântaros Magro, Raso e Gordo, a Rua dos Mercadores, o miradouro do Fragão do Corvo, a Nave de Santo António, o Poço do Inferno, o vale glaciar do Zêzere, o Seixo Branco, o Vale das Éguas e a fonte Paulo Luís Martins. O Covão d'Ametade e o Covão da Ponte, para além de serem áreas de elevado valor paisagístico, são também importantes locais de recreio e lazer.

Este concelho possui uma das mais extensas manchas florestais de toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela, da qual se destaca o Perímetro Florestal de Manteigas criado em finais do século XIX.

Manteigas partilha com Seia e a Covilhã o local mais emblemático e visitado da serra, a Torre, onde se situa o ponto mais elevado de Portugal continental, a 1993 metros de altitude.

(MN) - Monumento Nacional, (IIP) - Imóvel de Interesse Público

Categoria: O que visitar