planalto-central-2.jpg

O concelho da Guarda, com 712,13 quilómetros quadrados de superfície e uma população de 42 460 habitantes, confina com os concelhos de Celorico da Beira, Pinhel, Sabugal, Manteigas e Belmonte.
É constituído por 52 freguesias rurais e três urbanas e o seu território está repartido por três das principais bacias hidrográficas do país: Douro, Mondego e Tejo.

A cidade da Guarda situa-se no extremo nordeste da serra da Estrela e é a capital de distrito mais alta de Portugal, sendo a altitude máxima atingida, na torre de menagem do castelo, de 1061 metros.

Na cidade são muitos os pontos de interesse. A Sé da Guarda (MN), edifício em granito de estilo gótico, constitui um dos mais importantes monumentos de arquitetura religiosa de Portugal. O castelo e a torre dos Ferreiros (MN), o chafariz Santo André (IIP), a igreja de São Vicente (IIP), a igreja e os edifícios anexos da Misericórdia (IIP), o antigo Paço Episcopal e Seminário (IIP), uma janela Manuelina (IIP), os antigos Paços do Concelho (IIP), a judiaria, o solar de Alarcão e a capela românica da Póvoa de Mileu (IIP) e a estação arqueológica da vila romana anexa abrangidas por uma Zona Especial de Proteção são exemplos do património construído que merece ser visitado.

1 - Torre de menagem 2  Capela do Mileu 3 - Sé 4  Sé gárgulas

 Torre de Menagem

 Capela do Mileu

 Sé

 Gárgulas, Sé

A nível de património construído destacam-se, ainda, o pelourinho de Valhelhas (IIP), o castro de Tintinolho, nas freguesias de Cavadoude e da Faia (MN), e a igreja matriz de Aldeia Viçosa (IIP).

O Museu da Guarda e o TMG - Teatro Municipal da Guarda oferecem, a nível regional, uma oferta cultural de grande relevância.

5  Teatro Municipal da Guarda 6  Teatro Municipal da Guarda
 TMG  TMG


No âmbito das estruturas ambientais municipais merece visita a Quinta da Maunça, EEF - Espaço Educativo Florestal.

O concelho apresenta, também, vários pontos naturais e paisagísticos de interesse: o ponto das Três Bacias, o planalto de Videmonte, a barragem e a cascata do Caldeirão e o pitoresco lugar da Quinta da Taberna.

(MN) - Monumento Nacional, (IIP) - Imóvel de Interesse Público

Categoria: O que visitar