lacerta-monticola-2.jpg

A rota da Missa desenvolve-se num vale atravessado pela ribeira da Teixeira, acompanhando um caminho rural antigo, que faz a ligação entre a Teixeira, a Teixeira de Baixo e a ribeira de Alvoco. A designação deste percurso resulta de no passado a missa dominical se realizar na capela de N. Sr.ª da Conceição, na Teixeira, sendo muitos os habitantes do vale que então percorriam o caminho aí assistir à eucaristia.

A paisagem de relevo acidentado apresenta-se dominada por campos agrícolas instalados em socalcos, matos de giestas, medronhais e pinhais. Na arquitetura de carácter popular o casario em xisto das aldeias, o lagar de vara da Teixeira, os muros de xisto contíguos à ribeira, para proteção dos campos, e os alambiques, para destilação do medronho, constituem alguns dos elementos mais peculiares desta rota. 

FICHA TÉCNICA
Tipo de percurso: pequena rota linear
Distância: 5,1 km
Duração aproximada: 2h00
Grau de dificuldade: II – fácil
Época recomendada: todo o ano

PR6-SEI_folheto_MISSA_PT

PR6-SEI_folheto_MISSA_EN

Teixeira-de-Baixa ribeira-da-Teixeira-1-1920x1080salgadeiras JulhoLagar-de-vara Teixeira-2-1920x1080salgadeiras JulhoAlambique aguardente-de-medronh2-1920x1080Ribeira-da-Teixeira teixeira-de-Baixo Dez17-1-1920x1080

Categoria: Percursos