lacerta-monticola-2.jpg

O concelho de Gouveia ocupa uma área de 300,63 quilómetros quadrados onde residem 14 089 habitantes repartidos por 22 freguesias.

Edificada na encosta ocidental da serra da Estrela, a cidade de Gouveia situa-se a cerca de 700 metros de altitude. Esta cidade destaca-se na região pelo rico conjunto de espaços verdes, parques e jardins.

Na sede de concelho encontram-se vários solares que merecem visita. São exemplo, os edifícios onde atualmente se encontram instalados o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira e os Paços do Concelho. Na cidade podem, ainda, visitar-se a Casa da Torre (MN), atualmente delegação do PNSE, e as igrejas de São Pedro e da Misericórdia.

À saída da cidade, por entre campos agrícolas e pequenos bosques, fica o convento de S. Francisco, um interessante imóvel privado que desperta atenção pela sua imponência.

A freguesia de Melo, localidade onde nasceu Vergílio Ferreira, destaca-se pelo pelourinho (MN), pela capela de Santa Marta (IIP), pela Casa da Câmara (IIP) e pelo Paço de Melo (IIP).
Folgosinho é também uma localidade que merece visita, não só pelo seu conjunto, mas também pelo panorama que se alcança a partir do sítio do Castelo. Outras freguesias que se referenciam são Rio Torto, onde se situa a anta da Pedra da Orca (IIP), e Vinhó, pela igreja do antigo convento da Madre de Deus (IIP).

1 - Paços do Concelho  2 - Janela manuelina Casa da Torre  3 - Convento de São Francisco  4 - Anta da Pedra da Orca Rio Torto 

 Paços do Concelho

 Janela Manuelina, Casa da Torre

 Convento de São Francisco

 Anta da Pedra da Orca, Rio Torto

Relativamente aos aspetos paisagísticos e ao património natural destacam-se os Casais de Folgosinho, o planalto da Santinha, os fragões das Penhas Douradas, o Vale do Rossim e o Sumo do Mondego.

O município de Gouveia sinalizou um conjunto de três percursos pedestres de pequena rota: a Rota dos Caminhos da Fé, a Rota dos Penedos Mouros e a Rota dos Galhardos, que permitem conhecer, de um modo enriquecedor, o património ambiental da região.

(MN) - Monumento Nacional, (IIP) - Imóvel de Interesse Público

Categoria: O que visitar