cntaros.jpg

Lagoas da Estrela - água, energia e biodiversidade

05 fevereiro 2015 00:00 - 28 fevereiro 2017 18:00

(Guardar no calendário)

CISE

Lagoas da Estrela - água, energia e biodiversidade
p21144751 p21144861

 

 

A exposição temporária Lagoas da Estrela – água, energia e biodiversidade nasce do desenvolvimento de um projeto de investigação sobre a biodiversidade de invertebrados das lagoas de altitude da serra, que teve como parceiros o CISE, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (Ce3C), a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, financiado pelo Fundo EDP para a Biodiversidade 2011.

Pretende divulgar a biodiversidade associada às lagoas naturais e artificiais e cursos de água na área de influência do Sistema Hidroeléctrico da Serra da Estrela (SHSE); destacar a singularidade da biodiversidade de invertebrados que ocorrem na área; e dar a conhecer o processo de produção de energia, a sua relevância atual e histórica e promover a reflexão sobre o uso racional da energia e dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente e a biodiversidade. 

p21144881 p21144941

A par dos painéis, existe um conjunto de terrários e aquários onde se exibem espécies da fauna e flora da serra em habitats recriados de forma realística; caixas com coleções entomológicas; exemplares de herpetofauna associados aos habitats em questão, entre outros.

Uma maqueta do maciço superior da serra da Estrela à escala 1: 15000, com lugar de destaque, representa as lagoas, albufeiras, rede hidrográfica e infraestruturas do SHSE. 

As paisagens e marcos sonoros da serra da Estrela têm também um papel importante nesta exposição. A água, o vento e a biodiversidade animal representam alguns dos sons do quotidiano serrano, com ligação direta às lagoas da Estrela.

p21145031  p21145171

Paralelamente, existem atividades lúdico-pedagógicas dirigidas ao público infantil, a desenvolver em espaço anexo para observação de espécimes da fauna da serra, com recurso a material ótico.

 

 



Custo: consultar EUR
Exposições    |   @ CISE


Calendário de atividades

Clique sobre uma data no calendário para obter uma listagem das atividades previstas para esse dia

Pesquisa por atividades