planalto-central-2.jpg

Ensino experimental no bosque de Casal do Rei – regeneração da biodiversidade após o fogo

Em julho de 2005, um incêndio florestal de grande dimensão atingiu uma superfície de 17 445 hectares repartida pelas serras da Estrela e do Açor, tendo afetado de modo severo um bosque natural, com cerca de 20 hectares, situado em Casal do Rei, freguesia de Vide, inserido no Parque Natural da Serra da Estrela.

A vegetação espontânea do local, pouco alterada pela ação do homem, constitui uma mancha residual da vegetação climácica do Centro do país, atualmente coberta sobretudo por eucaliptais, pinhais e matos. O bosque caracteriza-se por possuir um estrato arbóreo denso dominado pelo azereiro (Prunus lusitanica), castanheiro (Castanea sativa), folhado (Viburnum tinus) e medronheiro (Arbutus unedo). O elenco florístico do local inclui mais de 200 espécies de plantas vasculares, o que corresponde a cerca de um quarto do total das espécies identificadas na serra da Estrela, numa superfície que representa apenas 0,02% da área protegida. Entre as espécies vegetais características destaca-se o azereiro por ser considerado uma relíquia dos bosques do tipo laurissilva, que tiveram uma importância elevada na Península Ibérica durante o período Terciário.

Considerando o valor natural e a singularidade do bosque de Casal do Rei e tendo em conta a promoção do ensino experimental das ciências, o CISE, em parceria com a escola E/B 2,3 Dr. Reis Leitão, de Loriga, a Universidade de Coimbra e o Parque Natural da Serra da Estrela, desenvolveu um projeto de estudo da vegetação natural do bosque.

Este projeto, intitulado Ensino experimental no bosque de Casal do Rei - regeneração da biodiversidade após o fogo, teve como objetivos gerais fomentar a literacia científica e as capacidades dos alunos no domínio das ciências naturais, assim como estimular os alunos para o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas ambientais, diretamente relacionados com a realidade local, e monitorizar a regeneração da biodiversidade.

6 - apresentação do projecto na sala de aula 7 - saída de campo 1 8 - azevinho em regeneração
 Apresentação do projecto em sala de aula  Saída de campo, bosque de Casal do Rei  Azevinho em regeneração